Os campeonatos profissionais acontecem virtualmente nas plataformas de streaming, atraindo mais público devido a quarentena
Por Guilherme Fortunato.
Eles já apresentavam um crescimento constante e consolidado antes da pandemia, mas agora se transformaram quase que na única opção de entretenimento esportivo disponível para os torcedores e apaixonados por esporte. Devido aos cancelamentos dos eventos esportivos ao redor do mundo por conta do novo coronavírus, as disputas profissionais de videogames, os e-sports, vêm chamando a atenção e apresentaram uma crescente em relação ao número de visualizadores e espectadores durante seus torneios.
Os torneios estão sendo transmitidos através das plataformas de streaming como Twitch, Facebook Gaming, Youtube Gaming, além de canais tradicionais como ESPN e Fox Sports, registrando um aumento de 43% em visualizações nas plataformas segundo a empresa de pesquisa de mercado Stream Hatchet.
Em abril deste ano, a ESPN anunciou a transmissão do campeonato de League of Legends 2020, mudando os paradigmas sobre os e-sports, como acredita o vice-presidente de jogos do The Switch, Charles Conroy. De acordo com uma notícia do “Exame”, Charles acredita que as emissoras tradicionais estão cada vez mais de olho para os fãs esportivos dos jogos digitais e não somente para os fãs dos esportes tradicionais, exibindo esportes cada vez mais radicais do meio virtual.
Além de aproveitar a pandemia para se consolidar com o público, o mundo dos gamers e e-sports tem usado essa oportunidade para ajudar quem precisa nessa época de pandemia. Vários times, ligas e jogadores, tem utilizado das plataformas de streaming para arrecadar fundos. Segundo uma matéria do portal UOL, a liga espanhola, em parceria com o Banco Santander, criou uma liga virtual para o game FIFA e chamou os jogadores dos times profissionais do futebol real, para disputar com os times virtuais, arrecadando dinheiro para o combate ao COVID-19. Muito incrível né.
Reprodução: eLa Liga 2020/Globo Esporte
Comments