top of page
Sala de aula vazia
Foto do escritorJornalismo Digital

Pós-pandemia no Brasil: o futuro do turismo

O setor, que representa 3,7% do PIB, prevê um retorno lento e gradual

Por Guilherme Fortunato.

A crise instaurada a partir do surgimento do novo coronavírus afetou fortemente o turismo, as companhias aéreas, juntamente com as redes de hotelaria. A explicação para isso é muito simples, a Organização Mundial da Saúde determinou como fatores de propagação do vírus: aglomeração e lugares fechados. Desta forma, os meios de transporte coletivo e os pontos turísticos tradicionais foram inviabilizados, já que as consequências advindas do COVID-19 são bem sérias. Os bares, restaurantes e as artes visuais, outras alternativas restantes do turismo, também tiveram suas atividades comprometidas. Fazendo as pessoas cancelarem viagens e passeios, para evitar uma possível contaminação.

De acordo com uma matéria do portal “Catraca Livre”, uma pesquisa da Associação Brasileira de Operações de Turismo, registrou uma queda de 75% a 90% no faturamento das empresas que vendem viagens, chegando a um total de R$ 1,08 bilhão para o setor. A falta de controle no avanço da doença no Brasil também é um forte fator que agrava os prejuízos sofridos no setor.

Mas quais serão os primeiros passos para a retomada do setor na economia? A professora do Departamento de Geografia da FFLCH/USP e coordenadora do Laboratório de Estudos Regionais, Rita de Cássia, acredita que o primeiro passo será dado pelo turismo nacional. Mesmo com o fim da pandemia, ela acredita que as pessoas terão receio de se aventurar em viagens de longa distância e como consequência, possivelmente teremos uma força nos fluxos intra regionais, aumentando o mercado de aluguel por temporada.

E para enxergar com maior detalhe como os estados estão lidando com a contaminação e o turismo regional, o blog “Viaje na viagem” publicou um painel interativo sobre a situação de 100 destinos por todo o Brasil. Nesse painel o leitor pode conferir como se encontra o contágio do coronavírus nos principais destinos, com informações atualizadas toda semana pelas lideranças de cada estado. Lá no portal você consegue se informar também sobre os melhores lugares para se viajar, os quais apresentam taxas consecutivas de queda em casos de COVID-19. Para conferir é só acessar o link: https://www.viajenaviagem.com/2020/11/coronavirus-turismo-situacao-brasil/


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page