A família Playstation 5 chegou ontem no Brasil e promete inovações
Alícia Soares
A nova geração de consoles da Sony, a família Playstation 5, chegou ontem no Brasil e promete mais velocidade e inovação tanto nos jogos como nos processadores. A quinta geração chegou em duas versões, diferenciadas pela presença de um leitor de discos e pelo tamanho. A versão original custa R$4.700 e versão com leitor digital custa R$4.200.
Primeiramente, a linha de controles DualShock - as famosas manetes - foram substituídas pelos controles DualSense, que permitem melhor experiência no momento do jogo, aumentando as vibrações e imersão do jogador. Levando em conta um cenário que possui fases em diversos locais, como terra, água e ar, as sensações que ele transmite são variadas e com níveis diferentes de pressão e tensão.
O jogo “Astro's Playroom" que vem instalado no console é a melhor demonstração para testar as novidades do novo controle. No caso do jogo "Spider-Man: Miles Morales", que também existe na geração anterior, não trabalha muito com as possibilidades desses gatilhos. Apesar de ser uma grande evolução no que condiz à experiência do jogador, a nova manete também consome mais energia e bateria. Outras mudanças são a troca do nome do botão Share ("compartilhar") pelo Create ("criar"), a ergonomia que encaixa melhor nas mãos e a presença de um microfone embutido.
Além disso, outros recursos de destaque são resolução em 4K e taxas de frames por segundo mais elevadas que contribuem para melhor qualidade das imagens, principalmente se o console é utilizado nas TVs mais modernas. A troca do armazenamento em HD para SSD agiliza o tempo de carregamento das imagens, além do modo turbo da versão mais cara, que acelera o jogo em 1,2x comparado com as antigas gerações. Também é possível fazer a captura de tela em até uma hora de vídeo em resolução Full HD ou 4k.
Outra novidade do console é a recompatibilidade com os jogos da geração anterior, sendo possível transferir seus saves e continuar o jogo exatamente de onde parou. A memória do SSD é de apenas 825 GB, com 158 deles reservados para o sistema operacional, entretanto, em breve, a empresa vai liberar o slot de expansão do armazenamento.
Em relação ao design, a Sony inovou completamente. A antiga cor preta e a carcaça com linhas retas, sólidas e soturnas foram substituídas pelo preto e branco e um design futurista cheio de curvas e de pontas. Não é ergonômico e causará transtornos na definição de onde pode ser colocado no móvel da sua sala (ou do seu quarto). Por outro lado, o seu processador é silencioso e esquenta pouco, chegando a até 40°C.
Apesar de várias melhorias perceptíveis nas configurações acima, levando em conta o novo valor e a questão de modernidade e inovação, o console ficou bem abaixo das expectativas comparado à nova geração do concorrente Xbox Series X.
As informações foram retiradas do portal G1, do Uol, do CanalTech e do canal no youtube Coisa de Nerd.
Comments