Lucas Galhardo
Ontem, quase uma semana após os Estados Unidos decidirem quem será o seu presidente a partir de janeiro de 2021, Jair Bolsonaro segue sem cumprimentar o vencedor Joe Biden. O que era uma diplomacia a partir do silêncio, a favor do derrotado Donald Trump, tornou-se uma espécie de antidiplomacia, até agressiva, com a maior potência mundial, em que Bolsonaro ameaça usar armas contra essa potência militar mundial hegemônica para, em seu entendimento, proteger a Amazônia. A declaração foi feita nesta semana: “quando acaba a saliva, tem que ter pólvora”. Seu vice, o general Hamilton Mourão, enviou seu reconhecimento à posse de Biden, mas, a fala de Bolsonaro demonstra que o presidente está ignorando os gestos de aproximação feito por seu vice, que tenta garantir uma relação mais cordial e plural com diversos países e pretende sair da mira do novo presidente dos Estados Unidos que parece se mostrar mais preocupado com as causas ambientais.
Nesta sexta, Mourão disse em entrevista à Rádio Gaúcha que “como indivíduo” reconhecia que a vitória de Biden nas eleições “está cada vez mais irreversível”. Mourão comandou uma comitiva de embaixadores europeus em viagem à Amazônia na semana passada, na qual ele tentou demonstrar que o governo estaria agindo no enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais ilegais. Quando retornou a Brasília, na segunda, último dia 9, disse aos jornalistas que o presidente se pronunciaria quando os votos dos americanos fossem todos contados. Foi desmentido por Bolsonaro, que disse não estar tratando sobre nenhum assunto com o vice.
Nas eleições americanas, embora Trump tenha levantado suspeitas acerca da validade das eleições, as autoridades norte-americanas dizem: “Não há evidências de que um sistema de votação tenha apagado, perdido ou alterado as cédulas, ou que tenha sido hackeado de alguma forma”. A Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura (CISA) garantiu que as eleições presidenciais deste ano foram as mais seguras da história dos Estados Unidos. Essas alegações contradizem as acusações de fraude do ex-presidente Donald Trump e sua equipe de advogados, que ainda se recusam a reconhecer a derrota do republicano para seu rival democrata.
Enquanto isso, a China já enviou nesta sexta-feira suas felicitações ao presidente-eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e à futura vice-presidenta, Kamala Harris, uma semana depois de ambos pronunciarem seu discurso de vitória nas eleições norte-americanas. Com sua mensagem, Pequim se soma a Governos como os do Reino Unido, Alemanha, Japão e Coreia do Sul, que já tinham congratulado a dupla democrata. “Respeitamos a escolha do povo norte-americano e transmitimos nossas felicitações ao senhor Biden e à senhora Harris”, declarou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Wang Wenbin, na entrevista coletiva diária do seu departamento. “Entendemos que o resultado eleitoral será decidido segundo as leis e procedimentos norte-americanos”, acrescentou.
Já aqui no Brasil, as eleições municipais apresentam uma escalada de violência política que já soma 82 candidatos ou militantes assassinados. Somente no Rio de Janeiro, dois candidatos e três cabos eleitorais mortos, um vereador baleado, quatro crimes com motivações políticas no intervalo de um mês. No começo de outubro, Mauro Miranda, candidato a vereador de Nova Iguaçu pelo PTC, foi executado numa padaria. Dez dias depois, na mesma cidade, o candidato do DEM, Domingos Rocha Cabral, conhecido como Domingão, acabou assassinado na porta de um bar. No fim do mês, Renata Castro, militante de um candidato a vereador de Magé foi morta com 14 tiros ao sair de casa. Na última terça-feira, um dos 15 disparos efetuados em direção ao carro do vereador carioca Zico Bacana o acertou de raspão na cabeça. E o Rio de Janeiro está longe de ser uma exceção.
Nesta segunda-feira, Ricardo de Moura (PL), candidato a vereador em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, sofreu ataque enquanto conversava com eleitores em uma live. A transmissão captou o exato momento em que ele é atingido por dois tiros, que segundo a polícia, pegaram no braço e a perna direita do candidato. Moura sobreviveu e o autor dos disparos ainda não foi identificado. Já nesta quarta-feira a candidata do PSDB à Prefeitura de São Vicente ,no litoral de São Paulo, Solange Freitas, teve o carro alvejado por rajadas de tiros. Solange é uma conhecida jornalista brasileira, tendo atuado por 30 anos como repórter no litoral paulista, sendo 15 deles na afiliada da TV Globo em Santos. No último fim de semana, pelo menos seis ocorrências de agressões ou tentativas de homicídio contra candidatos foram registradas em todo o país, de acordo com o monitoramento do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC).
Brasil tem recorde de candidaturas de pessoas trans em 2020. País é o mais trans fóbico do mundo, mas, em 2020, tem o triplo de candidatos e candidatas trans que há quatro anos, de partidos da esquerda à direita. Curitiba é a única capital com uma mulher trans na disputa pela prefeitura, do PSOL. Já no Espírito Santo, candidata bolsonarista do PMB tenta se eleger na região metropolitana de Vitória.
Do MDB, representante mor do chamado Centrão, a estreante Aghata Ferreira, 37 anos, concorre a uma vaga a vereadora na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. No Espírito Santo, uma chapa de mulheres transgênero concorre pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), ideologicamente alinhado à direita, à prefeitura de Cariacica, cidade com quase 390.000 habitantes na região metropolitana de Vitória. Bianca Biancardi, e a vice, Josi Milagre, se identificam com o ultraconservador presidente Jair Bolsonaro, a quem a candidata apoiou no segundo turno das eleições em 2018 sobretudo pela bandeira de luta contra a corrupção.
A presidenta da Antra (Aliança Nacional LBGBT+ ), Keila Simpson reforça que o aumento da participação da população trans na política está relacionado à urgência em combater a violência contra mulheres e homens transgêneros no Brasil. O país lidera um triste ranking da ONG Transgender Europe de países que mais matam pessoas trans. Apenas em maio deste ano ocorreram 38 assassinatos de pessoas trans vinculadas a política.
Ainda nas eleições municipais brasileiras, a cota criada para mulheres impulsiona candidaturas à vice, mas homens seguem no controle das cabeças de chapa. Os especialistas alertam que estratégia é usada para que financiamento destinado à candidatura feminina acabe sendo utilizado, mas, na verdade, pelo cabeça de chapa que é o homem. As mulheres continuam, nestas eleições, concentradas proporcionalmente nas vagas para vereadoras.
Um pouco de Economia:
Em meio à pior crise de sua história, setor aéreo brasileiro vê esperança com férias de fim de ano. Com restrições aos destinos internacionais, turismo doméstico vira aposta para acelerar retomada dos voos. Empresas tentam demonstrar segurança sanitária para as viagens. Após seis meses, o ritmo de retomada de voos doméstico vem crescendo lentamente mês a mês, em linha com o afrouxamento de regras de quarentena de várias cidades no país. Ainda assim, está bem longe dos números do período pré-pandemia. A estimativa é de que o Brasil volte a ter mais de 1.000 voos diários dentro do território nacional nesse fim de ano, cerca de metade da malha aérea habitual. E se espera que o turismo da classe média programado para o fim do ano dê um pequeno impulso ao mercado doméstico.
A maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o país e as poucas ainda em atividade, com algumas exceções, estão sendo usadas em sua maioria por brasileiros que estão no exterior para voltar ao Brasil. Segundo uma lista publicada na página da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), existem cerca de 50 países e territórios que não têm restrições expressas a entradas de viajantes brasileiros a lazer, em voos que partem do Brasil. A maioria deles exige, no entanto, algum tipo de testagem negativa para covid-19 ou quarentena na chegada.
Estados Unidos, Argentina e grande parte da União Europeia ainda mantém restrições e, por ora, só permitem a entrada de viajantes com cidadania ou visto de residência permanente. E, em alguns casos, com alguma autorização do consulado do país do destino. Para entrar na Europa, um dos caminhos utilizados é via Reino Unido. Passageiros brasileiros podem entrar, mas precisam ficar 14 dias de quarentena ao chegar ao país.
Saúde e o coronavírus:
Alemanha, Itália, Rússia, Indonésia e Japão batem recorde de novos casos de Covid. A Indonésia anunciou vacinação da população neste ano com imunizantes da Sinovac (que é testado no Brasil) e da Sinopharm.
Em meio ao avanço da segunda onda de contágio na Europa, a a Itália registou 40.902 infectados e 550 mortes, o que elevou o total para 1,107 millhão e 44.139 mortes, respectivamente. Ontem, o país teve 37.978 novos casos e 636 óbitos, o pior número desde abril passado. A Alemanha registrou um novo recorde de 23.542 novas infecções e 218 óbitos, o que elevou o total para 751.095 e 12.200. Já a Rússia teve 21.983 novos infectados e 411 mortes, o que elevou o total para 1.880.551 e 32.443, respectivamente. Moscou segue como o principal foco da doença no país, que é o quinto em número de casos, atrás apenas de EUA, Índia, Brasil e França.
Por fim, no Japão, foram 1.685 novos infectados, número que bateu o recorde do dia anterior. O total de casos chegou a 116.220 e o de mortes se aproximou de 2 mil. Apesar da alta nos casos, o primeiro-ministro Yoshihide Suga descartou que o país precise de outro estado de emergência para enfrentar a pandemia.
Descobriu-se recentemente na Holanda que a vacina da gripe pode reforçar o sistema imunológico para combater e eliminar o novo coronavírus. O novo estudo, ainda preliminar, analisou os efeitos em nível molecular da vacina da gripe na presença do novo vírus SARS-CoV-2. O trabalho também sugere que a vacina da gripe protege em até 39% contra o contágio pelo coronavírus. Até agora não estava claro se as vacinas contra a gripe e outras doenças podiam melhorar ou piorar o prognóstico dos infectados por covid-19, ou mesmo se seriam capazes de ajudar a evitar contágios. Nos últimos meses, vários estudos já vinham descrevendo efeitos positivos da vacinação da gripe. Entretanto, ainda restam dúvidas.
Existe um estudo preliminar que parece detectar o efeito contrário: maior incidência e mortalidade por covid-19 entre os vacinados. Do mesmo modo, observou-se que outra vacina, a da tuberculose, também pode proteger parcialmente contra o coronavírus. Já estão em andamento vários ensaios clínicos com pacientes para tentar demonstrar esse efeito positivo. Os estudos seguem ativos.
Cultura e mundo:
A Argentina legalizou o autocultivo de maconha para uso medicinal e permitirá a venda de óleos, cremes e outros derivados da planta em farmácias autorizadas, segundo a nova regulamentação publicada nesta quinta-feira no Boletim Oficial. A norma, assinada pelo presidente, Alberto Fernández, põe fim à criminalização dos que cultivavam para fins terapêuticos. A legalização do autocultivo de cannabis para fins medicinais é uma vitória e um reconhecimento para os que há anos se mobilizam com esse objetivo no país. “Redes foram sendo organizadas, e criaram-se organizações civis que atualmente gozam não apenas de reconhecimento jurídico, mas também de legitimação social”, afirma o decreto presidencial.
Já na Tv dos Estados Unidos, Will Smith mostra trailer de reunião de elenco de 'Um Maluco no Pedaço'. O encontro entre atores será exibido no dia 19 de novembro na HBO e terá homenagem ao ator James Avery, o tio Phill da série, que faleceu em 2014.
Assista o trailer:
Além do encontro especial, a série "Um maluco no pedaço" ganhará em breve uma versão dramática produzida por Will Smith.
Comments