top of page
Sala de aula vazia
Foto do escritorJornalismo Digital

Eleições municipais: o que não pode faltar na hora de votar

Atualizado: 17 de nov. de 2020


Luiza Vantine


As eleições municipais acontecem neste domingo (15). No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas de 18 a 70 anos, e facultativo para jovens de 16 a 18 anos, analfabetos maiores de idade e idosos acima de 70 anos. O exercício da cidadania é importantíssimo para que a população participe das decisões que dizem respeito a cidade onde vivem.


Você sabe quais documentos deve levar na hora de votar?


Na hora de votar o eleitor deve ter em mãos o título de eleitor, para se localizar quanto a zona e seção eleitoral, e um documento original e oficial com foto. Podem ser usados como documento oficial a identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, certificado de reservista e carteiras de categoria profissional reconhecidas por lei. Apenas as vias originais serão aceitas, cópias autenticadas não são válidas.


Devido a pandemia do novo coronavírus, algumas medidas sanitárias devem ser tomadas nos ambientes de votação. A entrada só será permitida com máscara facial de proteção, álcool em gel será distribuído a todos os eleitores antes e depois de votarem. Outra medida de higiene empregada neste ano eleitoral, em função da Covid-19, é a não utilização da biometria.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recomenda que cada votante leve sua própria caneta, para evitar a circulação do objeto de mão-em-mão. O distanciamento mínimo de um metro deve ser mantido entre todos os presentes. O TSE também recomenda que acompanhantes e crianças não sejam levados aos locais de votação, medida que prevê a diminuição no fluxo de pessoas para evitar aglomerações.


Tecnologia e eleições


O uso da tecnologia em questões governamentais e democráticas já não é mais novidade, vários ministérios do governo federal disponibilizam aplicativos para atender as demandas da população.


Neste ano a Justiça Eleitoral lançou um aplicativo chamado e-Título, que nada mais é que um título de eleitor digital. Por meio do app o eleitor pode verificar seu local de votação, conferir se está em dia com a Justiça Eleitoral, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta de crimes eleitorais.


Para o eleitor que já fez o recadastramento biométrico, a via digital do título, disponibilizada pelo aplicativo e-Título, substitui a necessidade do documento oficial com foto. Mas, para eleitores que ainda não passaram pelo processo de recadastramento da biometria, o documento ainda será necessário.


O primeiro turno das eleições municipais acontecem no próximo domingo, dia 15 de novembro, das 7h às 17h. As primeiras horas da manhã, entre às 7h e às 10h, acontece o horário preferencial, destinado a pessoas maiores de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page