Criado em 2017, o aplicativo disponível para smartphones oferece uma versão digitalizada do título de eleitor
Foto: Divulgação/ TSE.
Isabella Castro
Lançado pelo então ministro Gilmar Mendes em 2017, o e-título oferece uma série de ferramentas tais como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais, além de ser uma alternativa mais sustentável e segura do título de papel. O aplicativo, apesar de existir há três anos, ganhou grande destaque nas eleições municipais desse ano por conta das resoluções de distanciamento social, recomendadas pela OMS para prevenir novas infecções pelo novo Coronavírus.
Com melhorias, o aplicativo permite justificar a ausência caso o eleitor não esteja dentro de seu domicílio eleitoral utilizando a geolocalização. Além disso, o e-Título ganhou melhorias para deficientes visuais, tonando-se mais acessível. A versão atualizada do aplicativo foi lançada no dia 23 de julho e até o dado momento registrou mais de meio milhão de downloads, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Ainda segundo o TSE, a meta com o e-Título é transformar o aplicativo em uma grande central de prestação de serviços, possibilitando inclusive digitalizar documentos para serviços como o alistamento militar obrigatório.
Eleições 2020
O aplicativo apresentou alguns erros nas eleições do primeiro turno, e segundo o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, a instabilidade foi causada pelo excesso de downloads de última hora. Por conta disso, o aplicativo ficará disponível por tempo limitado, até as 23h59 deste sábado (28).
O uso do e-Título é opcional, e ele pode ser utilizado para a identificação contanto que o eleitor tenha realizado o cadastro biométrico. Caso contrário, é necessária a presença de outro documento de identificação com foto no momento da votação.
O segundo turno das eleições municipais ocorrem neste domingo (29), das 08 às 17h em 57 cidades do Brasil, e é estimada a mobilização de 38 milhões de eleitores.
Para realizar o download do aplicativo para Android, clique aqui.
Para realizar o download do aplicativo para iOS, clique aqui.
Comments